fbpx
Alongamento, Corpo, equilíbrio do corpo, Postura, Rolfing e Movimento

Vamos manter a face descansada?

Procure perceber se você sente a face descansada durante o dia. Isso é importante. Se apertamos algo na face, apertamos a boca, franzimos o cenho ou levantamos as sobrancelhas, quando falamos ou estamos fazendo qualquer outra coisa, tensionamos algo no corpo também. Repare nisso!

Tensionar a face, significa tensionar outra parte do corpo. Se há tensão em uma parte do nosso corpo, aparece uma disposição geral de apertar o corpo todo. É como se nos encolhêssemos, inclusive na nossa percepção do mundo. É, mais ou menos como um estreitamento do nosso campo de visual. A pena é que não percebemos isso, até “acordarmos” para isso, quando temos um vislumbre disso na consciência.

Experimente imaginar que você se encolhe por causa de algo que te ameaça. Tendemos a nos encolher para trás, nos dobrarmos um pouco nessas situações. Esse é um exemplo extremo, uma situação ruim, um susto ou algo assim. É o que fazemos no dia a dia, com menor intensidade, quando estamos nos apertando em algum lugar.

O que estou sugerindo, é que você experimente  movimentos novos no seu corpo, na maneira com que você se move pelo dia a dia. A face descansada é parte disso!

Procure se perceber no dia a dia. Como você fica? Como está seu corpo? Você tem noção disso? E a sua face, está descansada?

Experimente parar um instante, sentado ou em pé;  feche os olhos, veja se você consegue, com calma, começar a perceber que dá para desmanchar um pouco as tensões na face. É só ficar quietinho por um, dois minutos.

Ou, deite no chão. É mais fácil.

Aos poucos, começamos a sentir quando estamos com a face mais descansada.

Sei que parece estranha essa idéia, mas, para mudar nossa maneira de nos mover, precisamos mudar algo dentro de nós, mudar a maneira habitual de nos movimentarmos.

É uma mudança que tem ser feita com tranquilidade, com paciência. Não há outro jeito. Mas, somos recompensados quando começamos a nos sentir mais livres, ao nos movermos de maneira mais harmoniosa, com menos tensões. E, sobretudo, com menos dores!!

Muito importante também!  Quando a face está descansada e o corpo sem tensões, em excesso, conseguimos nos expressar com muito mais naturalidade. Pense nisso!

Se ao falar você não tensionar nada a mais, além de articular as palavras, você conseguirá se comunicar com as outras pessoas, sem as distrair com tanta coisa acontecendo na sua cara ao mesmo tempo! Dá para expressarmos emoções mais fortes, sem precisar usar essas tensões!

Pratique sempre, você verá que com o tempo, você notará que consegue sentir a face descansada e o seu corpo também no dia a dia!

Post anterior Próximo post

Você pode gostar também de

0 Comentários

Deixe aqui o seu comentário