fbpx
Postura

Temos que descansar a face!

Há algum tempo escrevo sobre descansar a face. Isso está relacionado a descansar o corpo todo e a poder se expressar, interagir com as pessoas e com mundo que nos cerca.

Descansar a face envolve aprender continuamente a se acostumar a senti-la. Exercitar se sentir também na face. É a única maneira de se livrar de tensões desnecessárias, vícios de expressão que estão grudados em nós o dia inteiro.

Leia também esse texto, já publicado por mim. Ele foi o primeiro texto sobre a face que escrevi. Ele é bem legal!

Para se comunicar, conversar com alguém, você provavelmente levanta as sobrancelhas, ou aperta seus olhos porque junta as sobrancelhas, ou aperta o pescoço. São muitas as possibilidades de tensões que manifestamos ao nos expressar!

E não é só nisso! Ao mesmo tempo, outra parte do corpo se tenciona. Nos apertamos, perdemos a noção de perspectiva. Noção essa que aparece quando conseguimos nos manter “abertos” no espaço.

Quando aos poucos e com paciência conseguimos praticar e sentir as sensações do nosso corpo em momentos calmos, para começar, obtemos uma mudança profunda no corpo.

Veja esta foto de uma face. Ela mostra a musculatura mais superficial do nosso rosto. Se insere na fáscia superficial, o tecido logo abaixo da pela. Nossos pensamentos e emoções aparecem na face.

Olhe o desenho destes músculos. Visualize-os em sua mente por um tempo. Repare no lado esquerdo. Para você que está olhando, este lado está inteiro, sem cortes.

Essa é uma das formas de nos percebermos mais. Há outras, mas essa nos ajuda muito a nos sentirmos melhor.

Veja esta outra foto, que mostra a lateral do rosto. Cortaram um pedaço de um osso na face para mostrar dois músculos muito fortes que fecham a boca.

face descansada

O problema é que, se a musculatura mais superficial da face não descansa muito, é bem provável que essa musculatura, mais profunda, que fecha a boca, esteja tensa também e, muitas vezes, sem necessidade.

Pense, reflita sobre o que significa, de fato se mover pelo ambiente mais presente no seu corpo. Apenas se sentindo, nada de pensamentos, como fazemos sempre! Experimente, é possível!

Medite sobre os momentos em que você pode se acalmar e sentir mais a sua face!

Post anterior Próximo post

Você pode gostar também de

0 Comentários

Deixe aqui o seu comentário