Postura, Rolfing e Movimento

PARTE 1. – Você já parou para pensar que podemos andar de maneira mais eficiente?

Olhe em volta. Note como as pessoas andam, perceba a postura. Repare que muitas estão olhando para o celular de cabeça baixa, outras muito compenetradas se dirigindo a algum lugar ou andando, conversando, sem a menor atenção ao corpo. Podemos andar de maneira mais eficiente!

Andamos o dia inteiro e, por isso, andar de modo mais eficiente faz toda a diferença!

Experimente, por algum tempo, prestar atenção no seu corpo enquanto você anda. Sem mudar nada.

Você olha para baixo ou para a frente quando anda? Seu tronco fica meio encolhido? Seu tronco se move quando você alterna a perna que está na frente. enquanto anda?

Você sente que tem que se esforçar para trazer a perna de trás para a frente, ao sair do chão ou é um momento que você faz sem quase nada de esforço muscular? Isso é um pouco mais difícil de perceber.

Outra questão: você sente que seus pés se articulam, se movem desde o calcanhar até os dedos no momento em que a perna sai do chão?

Temos que ter alguma noção do que está acontecendo com o corpo para que possamos mudar algo no nosso movimento.

Mover-se sem a menor atenção ao corpo é estar mais exposto a mudanças corporais ao longo dos anos, que podem se traduzir em problemas nas articulações, devido ao endurecimento do corpo com o passar dos anos.

Leia esse texto, ele fala sobre como machucados e maus-hábitos posturais fazem com que percamos a luta contra a força da gravidade; que, nessas condições, nos comprime e envelhece o nosso corpo.

Nesse texto sugiro apenas uma coisa: que você comece a pensar em andar de maneira mais eficiente para a saúde do seu corpo.

Mas, antes, realmente passe uns dias tentando perceber como anda. É importante passar por essa experiência.

Será um momento de reflexão sobre como você anda. E não precisa ser com muita concentração, apenas se observe.

 Então, nessa primeira parte, sugiro que você experimente articular os seus pés, desde a entrada do calcanhar no chão, até a saída do dedão ao final do passo. Não pense muito, apenas sinta que o pé pode entrar no chão pelo calcanhar. E, enquanto você se move para a frente, o peso passa pelo pé meio do pé, até o pé sair do chão pelo dedão.

Se parecer muito estranho, apenas preste atenção se o seu pé faz isso quando você anda. Se descobrimos como está, temos a chance de mudar.

Na segunda parte deste texto, falarei mais sobre o movimento dos pés e sobre o restante do corpo.

 Vamos lá! Experimente a possibilidade de se mover corretamente!

Post anterior Próximo post

Você pode gostar também de

Chamar no WhatsApp!
1
Olá!
Olá,
Quer saber mais? Me chame!