fbpx
Rolfing e Movimento

O Rolfing® reverte o envelhecimento!

A leitura a seguir é uma tradução de um texto do site de uma rolfista® americana chamada Kathy Rooney . Ela fala que grande parte do que faz com que a gente se sinta velho é a rigidez e o encurtamento muscular pela falta de movimento, e a soma de problemas que aparecem em nosso corpo ao longo da nossa vida. Ela escreve que a gravidade que age em um corpo nessas condições é quem causa essa sensação de envelhecimento.

Eu concordo plenamente, pois cuido de gente idosa há muito tempo. Eu faço as sessões de Rolfing® nelas ou simplesmente as ensino a se movimentarem de forma a terem mais qualidade de vida. Vejo sempre os resultados da falta de movimento e vejo também, não menos importante, as consequências de muitos anos de maus hábitos posturais.

“O Rofing® pode aliviar a rigidez e o encurtamento muscular associados ao envelhecimento.

Uma das coisas mais impressionantes que aprendi com meus anos trabalhando com Rolfing® é como a gravidade afeta o processo de envelhecimento. Você provavelmente está familiarizado com os efeitos óbvios da gravidade. Mas a gravidade também cria a rigidez e o encurtamento muscular que são associados ao envelhecimento. A rigidez, de fato, é causada pela falta de movimento.

É por isso que você se sente melhor quando começa a fazer exercício. O problema é que, quando você começa a se movimentar mais para melhorar a sua rigidez, você não está realmente em contato com os lugares em que você está sem movimento. Então, você se moverá em volta desses lugares mais restritos, em vez de através deles.

Seus padrões de movimento são gerados pela sua relação com a gravidade.

Muitas vezes as restrições são resultado de um machucado que foi curado, mas o movimento pleno nunca foi restaurado na área afetada. Mesmo depois de décadas, as consequências de um machucado sem importância podem aparecer nos padrões de movimento de uma pessoa. Porque a primeira coisa que sua mente e seu corpo fazem é encontrar uma maneira de se movimentar que não doa. As pessoas com frequência dizem, “eu machuquei meu joelho três dias atrás, mas agora ele está bem”.  As coisas não se curam em três dias. O que você está falando é que levou três dias para o seu corpo aprender como andar de uma maneira que não doa.

A nova maneira de andar é sempre menos equilibrada que a antiga, para poupar o joelho machucado do estresse causado pela gravidade. O joelho, então, se cura no seu próprio ritmo, fora da consciência. O novo padrão de andar é desenvolvido inconscientemente para manter o joelho machucado fora da experiência.

Infelizmente, você não muda automaticamente para o padrão mais equilibrado de andar quando o joelho se cura. O padrão menos equilibrado se torna seu novo padrão de andar.

Sem uma intervenção consciente, o seu andar terá mudado para sempre por causa desse machucado no joelho. Agora, adicione os efeitos dessa lesão menor aos efeitos de todas as outras que você teve na sua vida. Você pode ver como parte do que chamamos de envelhecimento é o acúmulo de todos os pequenos traumas gerados por vivermos em relação com um planeta maior. A Dr Rolf disse que o envelhecimento é nada mais que um sintoma da perda da luta com a gravidade.

Durante o processo de trazer o seu corpo de volta ao alinhamento com o campo da gravidade, o Rolfing® pode ajudar em muitos desses problemas antigos e aliviar a rigidez que você interpreta como se sentir velho.”

Post anterior Próximo post

Você pode gostar também de

0 Comentários

Deixe aqui o seu comentário