fbpx
Rolfing e Movimento

Maus hábitos: nunca é tarde para se livrar deles!

Gostaria de falar sobre nossos maus hábitos e a relação que eles têm com o envelhecimento. Há muitos anos, cuido de pessoas idosas. Eu as ensino a melhor forma de se sentarem e se levantarem de cadeiras ou sofás baixos.

Explico a elas como devem subir e descer escadas e indico exercícios que melhorem o equilíbrio do corpo, de forma geral.

Todos esses anos atendendo idosos, e também pessoas mais jovens, me mostraram como hábitos menos eficientes para o corpo, como sentar, levantar ou andar de maneira incorreta, influenciam nosso processo de envelhecimento. Quando adotadas ao longo de uma vida toda, essas práticas ruins nos tornam incapazes de realizar certos movimentos quando ficamos mais velhos.

Reflita sobre o que digo, pois vale a pena! Todos os dias você se move e, provavelmente, sempre da mesma maneira. Isso acontece porque somos seres de hábitos.

É uma pena que não compreendamos, quando somos jovens, a importância de nos movimentarmos melhor, para que possamos envelhecer melhor. Há muitos problemas que nos acometem depois dos 40/50 anos, como artrose nos joelhos, nos quadris e na coluna, que poderiam aparecer com menos impacto no corpo, se bons hábitos fizessem parte da rotina diária desde cedo.

Vou propor um desafio. Eu sugiro que você mantenha seus hábitos cotidianos, como faz normalmente, mas que passe a fazê-los com mais qualidade. Quero dizer, com isso, que podemos ser mais criativos dentro do nosso potencial de movimento!

Um exemplo fácil é descobrir se você consegue levantar-se de uma cadeira sem forçar a sua coluna, apenas transferindo o peso do seu tronco para os pés e, assim, ficar ereto. Este é um dos movimentos cotidianos que podemos fazer com menos esforço, sem excessos de tensão pelo corpo.

Além disso, desenvolva o hábito de alongar-se com calma todos os dias. Mas atenção: não faça isso de maneira abrupta!

Permaneça por algum tempo em cada posição de alongamento. Esta é a única maneira dos músculos serem realmente alongados. Este bom hábito manterá o seu corpo flexível e aumentará o seu repertório de movimentos, além de diminuir suas chances de sofrer lesões musculares.

Faça algo por você! Repare em como se movimenta e corrija os maus hábitos. Nunca é tarde!

Se você tiver alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo. Logo responderei!

Post anterior Próximo post

Você pode gostar também de

0 Comentários

Deixe aqui o seu comentário