fbpx
Rolfing e Movimento

Manter o corpo equilibrado

Hoje falo mais uma vez sobre termos que procurar manter o corpo mais equilibrado, com as articulações da coluna no seu posicionamento ideal.

Olhe esse desenho do perfil de um corpo de um homem, mostrando os órgãos internos do corpo. todo o resto da nossa forma, do nosso conteúdo, é deixado de lado. É outra forma de nos ver, apenas a parte de dentro.

Note que este corpo tem curvas. Essas curvas, se o corpo está equilibrado, são responsáveis pelo bom posicionamento dos órgãos.

Temos uma forma ideal que se ajusta melhor a sempre constante força da gravidade. E temos curvas, nossa coluna tem curvas.

Não estou falando de um colapso do corpo, como o vídeo que publiquei no início da semana no instagram, que o tronco se achata indo para trás. Neste texto falo da melhor maneira do corpo se posicionar.

Se os órgãos se mantém na sua posição ideal, melhor o diafragma, o músculo que nos ajuda a respirar, fará seu movimento correto em cima deles.

O diafragma é como se fosse um cúpula de abajur, que separa o tronco na metade abaixo dos pulmões e coração. Ele se movimenta milhares de vezes por dia, em cima dos órgãos que estão abaixo dele, ele abaixa quando inspiramos. E os órgãos se mexem.

Se mantenho meu corpo encurvado ou exagero os braços para trás, faço com que o movimento do diafragma incida neles de maneira diferente do que seu natural. Isso, ao longo do tempo, muda a mecânica normal do posicionamento dos órgãos.

É como se eles passassem a vida sendo espremidos pelos diafragma numa posição que os comprime, em vez da melhor possibilidade de movimento possível!

Esse movimento dos órgãos é importante, significa que temos mais chances de manter a saúde deles ao longo dos anos. Enquanto mantivermos nossa coluna, nosso tronco ereto. Nosso corpo equilibrado.

Reflita sobre isso! Ter um corpo equilibrado significa mais do que apenas ter uma boa postura!

Post anterior Próximo post

Você pode gostar também de

0 Comentários

Deixe aqui o seu comentário